13 de setembro de 2017

A couve-flor não é um dos vegetais mais ambicionadas por seu forte sabor e odor, mas esta saborosa receita, em que a, refogue com batata, cenoura e um refogado de alho e a pimenta, e fará com que a inclua frequentemente em sua dieta semanal. Além disso, traz inúmeros benefícios saudáveis para o seu organismo. Quer saber quais são?

Atualizado el13 de setembro de 2017, 12:25

TODOS OS BENEFÍCIOS DESTE PRATO

Couve-flor

Este vegetal tem inúmeros benefícios saudáveis graças à sua grande variedade de nutrientes, incluindo vitaminas A, K e C, minerais como o magnésio, potássio e fósforo, antioxidantes e outros fitoquímicos.

Para começar, uma dieta rica em vegetais crucíferos, como a couve-flor, brócolis ou da couve, pode reduzir o risco de contrair alguns tipos de câncer, especialmente o de próstata, de mama, de ovário, cólon e câncer de bexiga.

Além disso, a couve-flor é uma boa fonte de colina, uma vitamina do grupo B, o que ajuda no desenvolvimento das células cerebrais , além de contribuir, juntamente com a vitamina C e o cálcio, que o fígado remova a gordura e evitar que acumule. Este vegetal tem também propriedades anti-inflamatórias, contém fibra, o que ajuda o nosso organismo a desintoxicar. Além disso, os seus múltiplos antioxidantes e fitonutrientes fornecem uma defesa natural contra os radicais livres, responsável pelos danos e envelhecimento celular.

Batatas

É um alimento altamente energético , devido ao seu teor em hidratos de carbono complexos, que também mantêm a distância dos níveis de açúcar no sangue. São muito ricas em vitamina B6, necessária para a renovação celular e para manter o nosso sistema nervoso saudável. Além disso, fornecem outras vitaminas do grupo B, que ajudam a proteger as artérias, e vitamina C, que reforça o sistema imunitário do nosso organismo.

A batata também tem propriedades diuréticas , por seu alto teor em potássio, o que é muito adequada para a hipertensão, cistite ou inflamação da próstata. Também fornece fibra, é um sedativo natural e acalma as dores reumáticas e dores.

Cenoura

Além de seus conhecidos benefícios para obter um bronzeado intenso e saudável e cuidar da vista, a cenoura é um dos vegetais com propriedades antioxidantes graças a sua grande contribuição de pró-vitamina A ou beta-caroteno, que aumentam as defesas do organismo e ajudam a neutralizar os radicais livres que danificam as células. Os beta-caroteno, que ativam a formação de melanina, fundamental para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, revitalizam além disso, as unhas e o cabelo.

Outros benefícios são a prevenção de alguns tipos de câncer, ajuda a combater a prisão de ventre, é diurética, digestiva, depura o sangue, reduz a anemia e ajuda a regular o ciclo menstrual.

Alho

Este alimento tem uma infinidade de virtudes. Protege o coração e as artérias, mantendo-as livres de depósitos de colesterol, é anti-inflamatório, anticoagulante e vasodilatador que favorece uma boa circulação. O alho também depura o nosso organismo e aumenta nossas defesas, nos ajudando a estar protegidos contra bactérias e vírus.

Pimientón

A vitamina a ou niacina que contém esse tempero lhe fornece propriedades anticancerígenas, além de ser bom para a vista, favorecer o bom estado da pele e das mucosas e de fortalecer o sistema imunológico. Também fornece zinco, fibra, ferro e potássio, que regula a pressão arterial e melhora a circulação.

Outros benefícios da pimenta são a sua contribuição em vitamina K, boa para a correta coagulação do sangue, e o seu teor em vitamina B6, que faz com que este alimento seja muito recomendável em casos de depressão, diabetes ou asma.

Complete o seu menu de hoje com…

  • Continua com um palito de peru grelhado com pimentão verde, para obter o aporte de proteínas necessário.
  • E, de sobremesa, um iogurte com frutos secos.

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